sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conceitos Importantes

Antes de iniciar a abordagem deste tema, isto é, a vida política de Portugal entre 1851 e 1910, é necessário esclarecer alguns conceitos importantes.

 Em primeiro lugar, é necessário definir, em traços gerais, o conceito de Regeneração.

Trata-se de um período da vida política portuguesa, compreendido entre 1851 e 1880, cujos principais objectivos eram:

- O estabelecimento da concórdia política e social;
- O desenvolvimento económico do país.

Outros conceitos necessários são, também:

  • Fontismo - Política de obras-públicas, levada a cabo no período da Regeneração, e empreendida pelo ministro da Fazenda (Fontes Pereira de Melo), com o objectivo de modernizar o país.

  •  Livre-cambismo - Sistema económico que apoia a liberalização das trocas e condena o intervencionismo e o dirigismo do Estado na economia da nação. Segundo esta doutrina, os direitos alfandegários devem ser abolidos de forma a permitir a livre circulação de bens e produtos. Adeptos desta doutrina eram, por exemplo, David Ricardo, Quesnay, Gournay e Adam Smith.

  • Proteccionismo Económico - É levado à prática em momentos de crise económica. Corresponde ao oposto de livre-cambismo, isto é, define-se pela intervenção e dirigismo do Estado na economia. Tal pode traduzir-se no aumento das taxas aduaneiras em produtos estrangeiros, a fim de proteger os produtos nacionais, entre outra medidas (já estudadas aquando dos regimes monárquicos absolutos). Adepto desta doutrina era, por exemplo, o mercantilista francês, Colbert.

  • Rotativismo Partidário - Conceito político baseado  num princípio defendido por teóricos ingleses: a alternância no poder entre dois partidos. Tal traria vantagens como a garantia de estabilidade e  de defesa constitucional.

Fonte:

ROSAS, Maria Monterroso, COUTO, Célia Pinto do, O Tempo da História, 3ª parte, 1ª edição, Porto, Porto Editora
Apontamentos do Caderno Diário



    1 comentário: